Deni Zolin

Planalto Transportes entra com pedido de recuperação judicial

Tradicional empresa santa-mariense, a Planalto Transportes entrou com pedido de recuperação judicial para conseguir manter os empregos e os serviços. A medida foi tomada diante do forte impacto que a empresa sofreu em decorrência das medidas de restrição à circulação de pessoas provocada pela pandemia do coronavírus. Em alguns momentos, o volume de passageiros transportados caiu mais de 50%, provocando prejuízos à empresa, já que não cobria nem os custos. 

Antes da pandemia, a Planalto tinha 1,2 mil funcionários, mas devido à queda expressiva de passageiros, teve de tomar uma série de medidas, reduzindo o quadro de funcionários pela metade. Até os salários dos diretores foram reduzidos. Agora, o pedido de recuperação é justamente para ganhar prazos com credores e manter os empregos e a empresa operando.

Santa Maria fecha o 1º semestre com alta de 22% na arrecadação de ICMS: veja situação de cada setor

Segundo a direção, a empresa tem 250 ônibus e, nos últimos meses, vem aumentando gradualmente os horários das linhas de ônibus. Para viagens que saem de Porto Alegre, a ocupação liberada pelas autoridades é de 100% dos veículos. Para ônibus que saem do Centro do Estado, é de até 75% de ocupação.

Confira abaixo a nota da Planalto:

"Todos têm acompanhado os efeitos que a pandemia da Covid-19 tem provocado na sociedade, desencadeando uma grave crise sanitária e econômica no mundo, afetando de maneira brutal os negócios de todas as empresas.

A limitação de ocupação nos veículos de transporte de passageiros e o impedimento de circulação de ônibus por vários meses em determinados mercados, impactaram profundamente

a receita da Planalto Transportes, principal empresa do grupo JMT. Nem mesmo a implantação de diversas ações de redução de custos e despesas foram suficientes para enfrentar a queda da receita e aumento de custos, como os combustíveis que tiveram reajustes superiores a 40%.

Diante dessas circunstâncias não restou outra alternativa, senão requerer junto ao Poder Judiciário a recuperação judicial, no sentido de preservar os empregos e as empresas, adequando os compromissos financeiros à geração de caixa possível diante desta nova realidade de mercado.

Confiante na tradição dos 73 anos de serviços prestados e de referência no transporte de passageiros no Rio Grande do Sul e no Brasil, as empresas seguirão trabalhando na recuperação

das empresas e na manutenção dos postos de trabalho.

A Planalto Transportes continuará operando todas as linhas, mantendo as mesmas frequências de dias e horários, com a mesma qualidade, cumprindo sua responsabilidade com a comunidade e seus clientes.

DIRETORIA JMT ADMINISTRAÇÃO E PARTICIPAÇÕES LTDA

Porto Alegre, 27 de julho de 2021"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Oficializada a venda do Restaurante Vera Cruz Anterior

Oficializada a venda do Restaurante Vera Cruz

Santa Maria fecha 1º semestre com alta de 22% na arrecadação de ICMS e supera até 2019 Próximo

Santa Maria fecha 1º semestre com alta de 22% na arrecadação de ICMS e supera até 2019

Deni Zolin